Um blog de recortes e de textos sobre a forma mais sensível de amar, o amor que nasce da amizade, além de outros textos sobre amor, amizade e relacionamentos entre amigos.
24
Out 11
publicado por AmorAmigo, às 00:33link do post | comentar

Do blog da Luciana Saddi, psicanalista. Não acresci nada; para mim, já diz o suficiente.

 

Internauta: Gostaria que você desse algumas dicas de como conviver com pessoas narcisistas. Infelizmente preciso lidar com dois conhecidos vingativos e invejosos. Quando os conheci não percebi o caráter deles e estou numa amizade que não pretendo mais manter. Gostam de falar que são meus amigos, mas acabam me prejudicando nas minhas relações sociais. Não sei como romper esse vínculo, não gosto de acariciar o ego deles, e sempre ficam surpresos quando eu não sinto admiração por eles.

Luciana: Não há fórmulas para rupturas nem para afastamentos. O medo do conflito, a baixa autoestima e a insegurança são fatores que levam a continuar relações inócuas ou autodestrutivas. Também é importante considerar que muitas relações perduram em função da necessidade de se ter alguém por perto para acusar ou para falar mal. Em Psicanálise chamamos isso de projeção. Projeta-se no outro aquilo que não suportamos em nós, para nos sentimos melhores e mais puros. Queremos esquecer que o pior também está em nós. Parece haver se formado um círculo vicioso de rebaixamento e humilhação entre você e seus amigos. E apesar dessa relação ser chata e machucar, algumas vezes esse tipo de vínculo produz muito prazer. É preciso levar em conta a natureza sádica e masoquista de alguns prazeres. Também é preciso considerar o vazio e a depressão que o afastamento dos amigos pode gerar. E a perda do gozo em humilhá-los - quando revela que não os admira. Alguns amigos são como certos parentes: serpentes.


http://falecomigo.folha.blog.uol.com.br/arch2011-10-09_2011-10-15.html#2011_10-12_15_53_28-145566303-0


mais sobre mim
Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
13
15

17
19
21

23
25
27
29

31


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO